segunda-feira, 26 de maio de 2008

Quanto um evento de software livre pode influenciar uma região?


A pouco mais de um ano, eu e uns colegas da universidade resolvemos organizar um evento com o objetivo de incentivar o uso de softwares livres entre a comunidade. Foi o I Workshop de Software Livre de Vitória da Conquista.
Foi um evento super trabalhoso, mas com o esforço de todos da organização conseguimos realizar um evento com uma boa participação da comunidade: de diversas cidades, diversos cursos e instituições, de alunos e professores, estudantes e profissionais. Houve uma boa exposição da mídia e qualidade nas palestras e cursos disponibilizados no evento.
O evento teve duração de 3 dias e foi realizado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Os recursos financeiros eram quase que inexistentes, mas a vontade de todos conseguiu superar os problemas e realizar um ótimo evento para a cidade de Vitória da Conquista.
O evento não teve prejuízo, nem tampouco lucro. Mas com o pouco que ainda conseguimos arrecadar compramos alguns livros que tratam de software livre e serão doados para a UESB.
Resultado:
Recebemos os parabéns de muitos participantes pelo sucesso do evento. Muitos perguntaram e ainda perguntam se não haverá outro.
O laboratório de Ciência da Computação da UESB não contém mais softwares piratas e por enquanto, que ainda não conseguiram licenças de software proprietários, o laboratório está funcionando com Linux em todas as máquinas. Claro que existe ainda toda uma discussão com os professores sobre esse caso, mas isso é um problema a parte.
Ainda hoje consigo perceber as conseqüências causadas pelo nosso evento: Está em andamento o projeto do Pólo de Informática do Sertão e o software livre está nos pensamentos dos organizadores desse projeto; Monografias de alunos das universidades da região possuem a filosofia do software livre nos temas e trabalhos estão sendo desenvolvidos.
Mesmo pessoas leigas no campo da computação já tem uma idéia do que é o software livre.

Infelizmente o mesmo grupo não tem mais disponibilidade para a organização de outro evento, por motivos de trabalho, estudo, entre outros.
Mas torcemos para que possar nascer um novo grupo com pensamentos e idéias ainda melhores que as nossas e possam realizar eventos desse nível.

terça-feira, 20 de maio de 2008

As velhas séries de 1900 e antigamente


Quem não se lembra de algumas dessas séries da década de 80 e início de 90?
Eu era viciado em muitas dessas: Jaspion e Jiraya (as que eu mais gostava), Jiban, Changeman, CyberCops, Black Kamen Rider, Flashman, Winspector, Solbrain, entre diversas outras.
Hoje não temos mais séries de alto nível como tínhamos antes. Temos que nos contentar em conseguir encontrar um DVD pirata com essas séries ou então assistir alguns episódios pelo youtube como fiz nesse último final de semana, relembrando os bons e velhos tempos.
Tento Imaginar como seria se elas fossem regravadas hoje. Como todo o poder de efeitos especiais que encontramos no cinema do século XXI poderia aumentar ainda mais o nível dessas séries nos dias de hoje.
Mas não, isso dificilmente acontecerá e nós temos que nos recorrer àqueles DVD's piratas, episódios baixados da internet ou vistos pelo youtube. Ou então se contente em assistir a 109º versão dos power rangers na rede globo.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Google -> Computação nas Nuvens

Há algum tempo comento que o google vai dominar o mundo.
O google foi criando seu espaço dentro da internet, mesmo passando muitas vezes despecebidas.
O sucesso foi alcançado, mas mesmo assim a empresa continua ampliando o campo de atuação e adquirindo novas ferramentas como o google maps (entre outras) e comprando novas empresas como aconteceu com o youtube.
Sabem qual é a missão: Inventar o futuro.
O google vem trabalhando num projeto chamado de “Computação nas Nuvens” no qual o computador passa a ser a própria internet.
Há uns dias o jornal da globo lançou uma ótima reportagem sobre os planos do google para a computação. Também fez uma reportagem sobre o youtube e como os seus inventores ficaram milhonários tão rápido com uma idéia tão simples.
Para quem não teve a oportunidade de ver, seguem as duas entrevistas. (Vale a pena ver!)



terça-feira, 13 de maio de 2008

As mulheres são boas decoradoras? Nem sempre ... (Post da resenha)

Esse post, de forma alguma veio para ofender as mulheres (que na minha opinião são ótimas para decorações e designers), mas sim para contar uma experiência minha e, de certa forma, fazer resenha com uns amigos ... rs

Há uns dias passei por uma situação no mínimo curiosa.
Um amigo meu iria se casar. Eu como um bom amigo fiquei de presenteá-lo com uma sanduicheira elétrica. A sua futura e exigente esposa e chefe do lar, isso mesmo chefe, mandante (se é que vcs me entendem ... rs), solicitou que se possível o presente fosse da cor preta.
Imaginei que a sua cozinha tivesse pelos menos os eletrônicos na cor preta. Nunca foi tão difícil encontrar uma sanduicheira preta, mas eu não poderia de forma alguma "desdecorar" a cozinha do meu amigo.
Pois bem ... Encontrei, comprei e presenteei ...
Dias após o casamento fui fazer uma visita a esse meu amigo, mais novo brother casado e comandado pela esposa.
O normal, seria eu encontrar uma cozinha decorada pela comandante da residência de tal forma que a minha sanduicheira elétrica combinasse com todos os elementos do local.
Me enganei ... A primeira sensação que tive naquele momento, foi que o pedido dos presentes referentes a cozinha foi feito cada um de uma cor. Haviam coisas da cor laranja, verde, branca, preta, amarelo, vermelho, azul dentre outras que não notei diante da falta de entendimento de como um marido, suposto chefe de família poderia permitir que a sua digníssima esposa transformasse a cozinha num arco-íris.
Resultado ... como a minha pessoa perde o amigo mas não perde a piada, fiz o comentário e quase foi posto para fora, alguns dizem que justamente (eu não acho :P). Ainda fui ameaçado previamente para as futuras visitas.
Não quero citar nomes, para não haver comprometimentos futuros, mas cumpri com o meu papel de não guardar resenhas para mim, pois não sou uma pessoa egoísta ... rs

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Slangs in english (Gírias em inglês)

Hoje resolví mudar um pouco o escopo das postagens. Na verdade, faço isso toda semana. Cada postagem tem um tema diferente, e realmente foi essa a minha idéia para com esse blog.
Navegando na internet (surfing the internet) encontrei algumas gírias em inglês relacionadas a termos que falamos no dia a dia, e resolví compartilhá-las ...

Ace - habilidoso, craque (lê-se êice)
Ex: I'm an ace at pool. (Eu sou craque na sinuca.) ---> E isso é verdade (It's true.) :)

A breeze - uma coisa muito fácil, moleza (lê-se Briizz)
Ex: The exam was a breeze. (A prova foi moleza)

Cup of tea - praia, especialidade (lê-se câp of tí)
Thanks, but opera really isn’t my cup of tea. (Obrigado, mas opera realmente não é minha praia.)

Can it
! – Cale a boca! (lê-se kên'it)
For God’s sake, can it! (Pelo amor de Deus, Cale a boca!)

To chill out - relaxar, ficar frio (lê-se tchil aut)
Chill out!
I’m sure she’ll come. (Fique frio. Tenho certeza de que ela vem)

I’m easy – “para mim tanto faz”, “por mim tudo bem” (lê-se áim ízi)
Shall we eat pizza or hamburger? (Vamos comer pizza ou hamburguer?)
I’m easy. (Para mim tanto faz.) Obs: Ao pé da letra significa "Eu sou fácil", porém pelo contexto percebemos qual o real sentido do termo.

Chick - moça, garota, mina, gata. (lê-se tchiq)
Juicy - gostosa, sexualmente atraente. (lê-se djucí)
I met a really juicy chick. (Eu conhecí uma garota muito gostosa)


Pea-brain
– imbecil, idiota, burro (lê-se pí brein)
This chick is a real pea-brain. (Essa mina é muito burra)

Get out of my face - Pare de encher o saco (lê-se gueraut of mai feiss)

Ex: Just get out of my face and leave me alone! (Apenas pare de encher o saco e me deixe só.)

Search me - Sei lá!

French kiss - Beijo de língua (lê-se frentch kiss)

Fat chance - sem chance (lê-se fét tchans)

----------------------------------------------------------------

Se alguém encontrar algum erro ou quiser incrementar a lista, por favor comente.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

O futebol está perdendo a alegria ... a magia?

Quais são os melhores momentos quando o assunto é futebol?
Na minha opinião são as lindas jogadas, o gol, e a comemoração.
As lindas jogadas estão cada vez mais difíceis, pois a cada início de um bom drible o adversário sempre faz uma falta.
Os gols também estão cada vez mais complicados, porque as equipes se preocupam primeiramente em não tomar gols para depois se preocuparem em fazer.
As comemorações estão arriscadas a sumirem do mundo do futebol, pois as críticas em relação as comemorações dos jogadores são imensas. A cada dia eles são podados de comemorarem de alguma forma. Daqui uns dias o jogador fará um gol e sairá caminhando como se nada tivesse acontecido porque estará passivo de punição se comemorar o gol do seu time.
Nesse 1º de maio o Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista humilhou o Esporte Clube Vitória pelas finais do campeonato Baiano ao vencer por 3x1 o rubro negro, também conhecido como o time que ganhou a copa da uva. O atacante do Bode, Tatu, ao fazer o gol comemorou jogando basquete, em homenagem à ex-jogadora Hortência, esposa do jogador do Vitória, Rodrigão. O árbitro aplicou um cartão amarelo ao jogador e o suspendeu, por ser o terceiro cartão, para o último jogo contra o tricolor Bahia.
Diversas comemorações já foram proibidas, como tirar a camisa, expor uma camisa por baixo com uma mensagem, comemorar com a torcida adversária, entre diversas outras.
A magia do futebol é fazer um drible lindo, fazer o gol e comemorar da forma mais criativa possível. É perturbar os colegas, torcedores adversários, e mesmo dar uma beliscada no time rival, como Vampeta e outros jogadores faziam. Essa rivalidade é saudável e coloca uma pimentinha para dar sabor ao espetáculo.