quarta-feira, 27 de agosto de 2008

"Novo Gol" Lançamento e Compra

Contratar artistas para festa de lançamento:
R$ 3.000.000,00.
Contratar motoristas habilidosos para executar manobras:
R$ 50.000,00.
Entregar um gol completão para um funcionário inteligente:
R$ 30.000,00.
Ver o site da Volkswagen todo confuso e contendo erros:
"NÃO TEM PREÇO".
É mesmo impressionante a capacidade de grandes empresas do nosso país executarem projetos ligados a área da computação "à facão". Isso mesmo, "facão", aquele instrumento utilizado no campo para abrir matas fechadas, e outras utilidades ligadas a trabalho braçal.
Após o Lançamento do Novo Gol, o site da Volkswagen disponibilizou algumas páginas para que o cliente Volkswagen pudesse Montar o Seu Novo Gol. A patir daí o "Inferno" se instaurou. Em 1º lugar, era díficil acessar o link - quando estava disponível "Amém". Por certo a indisponibilidade se deu pela quantidade de acessos ao link, que talvez os servidores da Volks não suportassem. Mas, levando em consideração que não tenha sido este o problema, a questão se agrava: Constantes reformulações do site (Novo Gol) eram feitas após a finalização do projeto e após o lançamento do carro, o que nos remete a um erro gravíssimo de Projeto de Sistemas. "INACREDITÁVEL".
Esqueçemos estes "pequenos" problemas de falta de investimento (ou competência) da Volks e partimos para o site (quando este funcionava). Em 2º lugar, ao acessar o site do Novo Gol o primeiro erro me chama a atenção: Uma das cores disponíveis (Branca) era considerada como cor metálica. Eu nunca vi carro da volks branco peróla, você já viu? Ou seja, se escolhesse a cor branca simples, era acrescentado ao valor do seu orçamento, o valor da cor metálica, ou seja, você pagaria mais por algo que não deveria pagar."INACEITÁVEL".
Em 3º Lugar vêm a escolha dos opcionais: Todas as revistas especializadas elogiaram o fato de termos a nossa disposição, uma quantidade maior de opcionais desagregados de outros, fazendo com que nosso veículo possa ser melhor configurado. Realmente isto existe, mas dois fatos chamam bastante atenção: Existiam opcionais que você escolhia e que estava desvinculado, mas quando você chegava na concessionária para comprar seu veículo, o funcionário dizia a você: "Senhor Bruno, infelizmente no sistema não passa esta configuração, só se o Sr. escolher mais este opcional", ou seja, esta desvinculação não estava ocorrendo de fato, só no virtual da Internet. Também aparece um fato interessante, ao abrir o contéudo dos opcionais, o cliente se depara com uma relação de coisas descritas no pacote, coisas como "03 alças de segurança para passageiros, Cintos traseiros retráteis, Amortecedores dianteiros mais macios, Barra estabilizadora à frente, Eixo traseiro reforçado, Freios a disco dianteiros..." Coisas que vêm no carro de qualquer jeito e no fundo você é obrigado a escolher como opcionais. Lógico junto com eles vêm os opcionais que realmente interessam e que valem o valor da escolha, no entanto estes pseudos opcionais que viriam junto ao pacote, já vêm no carro, é colocado ali só para "encher linguiça" e você achar que tá fazendo um "negoção"."IMPOSSÍVEL".
Em 4º lugar temos o valor final do veículo, após a configuração pela Internet, tem-se um valor no site e quando você chega na concessionária o valor é pelo menos R$1.000,00 a mais (Vitoria da Conquista, não sei em outros lugares). Segundo declaração do vendedor: "Acho que deve ser o frete". Em 5º lugar temos o valor fechado na hora da compra na concessionária, que pode vir a ser alterado, segundo o vendedor, na hora da entrega. Ou seja, págas um preço na encomenda e outro na entrega. "IRREAL".
Em 6º lugar temos o prazo de entrega, que quando é vendido a você é "um" e quando você irá receber será outro. Em 7º lugar temos o consumo do carro. Segundo empresas especializadas o carro 1.6 é mais econômico que a versão do motor 1.0. Imaginem só, carro mil agora bebe mais que o dono. Eu com um litro de pinga ando uns 15km, o novo gol somente 6km, segundo informantes. "SURREAL".
Para encerrar, segundo o autoesporte, empresa da rede globo, "a festança custou R$ 8 milhões aos cofres da Volks, dinheiro gasto com cachês, transporte de convidados (que vieram de toda a América Latina), alimentação, brindes e infra-estrutura, entre outros". Ivete Sangalo (Trio Elétrico), Samuel Rosa, Escola de Samba, Evandro Mesquita e a Blitz (Palco), humoristas como Paulo Bonfá e Beto Hora, e o apresentador Luciano Huck. Também estava lá o Presidente do Brasil, o "velho LULA", que espero, tenha tido seus custos de viagem pagos pela Volks, e não por nós contribuintes.
Tanto dinheiro investido em uma festa de lançamento e tão pouco investido no projeto do site e na relação com o cliente. Custava contratar um Engenheiro de Software, um Engenheiro de Requisitos, e um Analista de Projeto de Sistemas? É verdade, ainda se utiliza aquela velha tática, que se não me engano, acontecia na Roma Antiga: "Pão e Circo", me corrigam se estiver errado. "INTOLERÁVEL".
Obs.: Sabe o que é pior, é que comprei o Novo Gol e estou aguardando chegar. Me desculpem mais não tive opção. O Palio vai mudar no início de 2009, o peugeot 206 iria mudar agora em agosto, o Corsa tá com o designer antigo, e o fiesta da ford, o que dizer...?(ford = manutenção cara e demora na entrega de algumas peças de reposição). Foi o jeito!!! "INIMAGINÁVEL".
Grande Abraço a todos.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Over-Book no Festival de Inverno

Como se não bastasse a falta de vagas em hotéis da cidade de Vitória da Conquista no período do Festival de Inverno, o que limita a presença de turistas em nossa cidade e impossibilita o crescimento do Festival, agora as pessoas que vêm de fora da região enfretam outros percalços: "Over-Book" nas linhas rodoviárias intermunicípais.
Isso mesmo, passagens de ônibus vendidas a mais com destino a Vitória da Conquista. Três Enfermeiras, que vieram curtir o Festival de Inverno na nossa cidade, passaram pela inconveniência de entrar no ônibus da Novo Horizonte em Salvador com destino a Vitória da Conquista, no dia 21 de agosto de 2008 às 21:30 (linha SSA-Urandir), e encontrar pessoas sentadas em suas poltronas.
A empresa alegou que havia um ônibus extra para o horário, no entanto, a confusão se deu pelo fato das passagens não informarem em qual ônibus cada pessoa estava. Este é o menor dos problemas, imagine só comprar passagens em locais relativamente confortáveis ao longo do ônibus e a empresa querer que você se sente próximo ao sanitário. "INACEITÁVEL".
A confusão se perdurou pela noite o que levou ao atraso da saída dos ônibus de Salvador e claro atrasou a chegada em Vitória da Conquista. A AGERBA foi acionada por uma das enfermeiras, o que por certo acarretará em multa para a empresa Novo Horizonte.
Imaginem só, a cidade já não oferece atrativos naturais e nem artificiais para os turistas, não possui vagas suficientes para as pessoas se hospedarem, e agora o turista enfrenta "Over-Book" para chegar até a cidade. Assim fica difícil fazer com que o Festival tenha um alcance Estadual, quem dirá Nacional, o melhor mesmo, seria transformar o Lomantão em uma área de "camping" e mudar o nome do evento para "Festival de Inverno Conquista".

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Até quando vale um vale transporte para os estudantes

Nos últimos dias me deparei com uma verdadeira "SACANAGEM" do serviço de transporte de Vitória da Conquista.
Minha irmã, estudante de farmácia da UFBA, mais duas amigas pegaram o ônibus para a universidade para tratar de projetos que participavam. Elas se surpreenderam com os seus cartões de vale transporte estudantil, pois se encontravam bloqueados.
Ao procurarem a agência responsável pelo bloqueio em Conquista, SIMTRANS, tiveram a "BELA" notícias de que não poderiam utilizar os seus cartões durante as férias, que o cartão somente deve ser utilizado durante o período letivo e mesmo que tenha créditos estará bloqueado em período de férias.
Não sei vocês leitores, mas eu fiquei indignado com essa situação. É uma tremenda falta de respeito com o estudante e talvez passível de ação judicial.
Eu não consigo encontrar um palavrão a altura para insultar o "IDEOTA" que instituiu essa regra.

CIDADE: Vitória da Conquista
RESPONSÁVEL PELOS TRANSPORTES: SIMTRANS

terça-feira, 5 de agosto de 2008

O bloqueio de MSN, GTALK, ORKUT, BLOGSPOT em empresas e em universidades

Nos dias de hoje, a internet está presente em todos os momentos dos nossos dias. Seja para entretenimento, seja profissionalmente ou seja para resolver situações diversas em momentos diversos, os serviços disponíveis na rede mundial dos computadores são essenciais na vida de nós internautas.
Porém nos deparamos com o bloqueio dos serviços de mensagens instantâneas, blogs, orkut entre outros serviços. O que eu observo no ambiente em que convivo é que empresas e universidades não possuem uma política de utilização adequada para os serviços oferecidos pela rede.
Será que o bloqueio do msn, gtalk, orkut, blogs, entre outros são as ações corretas a serem tomadas?
A preocupação é que funcionários e estudantes ocupem o tempo em que deveriam estar trabalhando ou estudando para bater papo na internet, se entreter no orkut e nos blogs.
Será que o bloqueio desses serviços impedem a utilização dos mesmos?
Dificultam, mas não impedem. Para isso existem os chamados WEB PROXY's que servem justamente para driblar os firewall's e permitir o uso desses seviços. E o que era para ser probibido acaba apenas dificultando e, quem utiliza os serviços "proibidos" para o trabalho e pesquisas acabam sendo os maiores prejudicados.
E então, o que seria correto? Liberar tudo para todos? Bloquear os serviços, como é feito atualmente?
Na minha humilde opinião é necessário uma política de utilização da internet, política essa que é ausente na imensa maioria das universidades e empresas. Também seria necessário um processo de educação ou re-educação na utilização da rede para que esses serviços, hoje proibidos, sejam utilizados de forma mais criativa, educativa e útil.

Detalhe: Os meus colegas da Universade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB não poderão ler este POST porque o blogspot é bloqueado na universidade.