sexta-feira, 22 de maio de 2009

"E se o sistema operacional mais usado fosse o Linux ..."

Encontrei esse texto no blog http://www.ataliba.eti.br que foi retirado do fórum Darkside e achei muito interessante.

E se o sistema operacional mais usado fosse o Linux ...

Eu compreendo o indivíduo que declarou ter problemas em passar do Windows para o Linux. Senti o mesmo ao experimentar o Windows.

Decidí experimentá-lo, depois de alguns amigos que o usam a toda a hora me dizerem que era ótimo.

Fui até ao site da Microsoft para baixá-lo mas não estava lá disponível. Fiquei frustrado porque não consegui descobrir como se baixava o mesmo. Por fim tive que perguntar a um amigo e ele disse-me que tinha de o comprar.

Entrei no carro, fui até uma loja especializada em venda de softwares diversos e pedi a um dos vendedores uma cópia do Windows. Ele perguntou-me qual, eu disse-lhe: “Quero a mais completa, por favor” e ele respondeu: “São R$ 599,00 por favor…”. Soltei um palavrão e voltei para casa de mãos abanando.

Um dos meus amigos deu-me uma cópia do Windows XP mas disse-me para não dizer nada a ninguém. Achei estranho porque faço sempre cópias do Linux para qualquer pessoa que me peça e digo sempre para passar essa cópia a qualquer outra pessoa que esteja interessada, uma vez que já precisei dela. De qualquer forma coloquei o CD no leitor e esperei que iniciasse o sistema do “Live CD”. Não funcionou. A única coisa que fazia era perguntar-me se o queria instalar. Telefonei para um dos meus amigos, para saber se estava a fazer alguma asneira, mas ele disse-me: “O XP não roda o sistema diretamente do CD”.

Decidí, então, instalá-lo. Segui as instruções que apareciam na tela mas comecei a ficar nervoso porque não perguntou nada sobre os outros sistemas operacionais. Quando instalei o Linux, ele reconheceu que tinha outros sistemas operacionais na máquina e perguntou-me se queria criar uma nova partição e instalar o Linux lá. Voltei a ligar para o meu amigo e ele disse-me que o Windows elimina qualquer outro sistema operacional que encontra, ao instalar-se.

Fiz uma cópia de segurança das minhas coisas e joguei-me de cabeça na instalação. A instalação foi bastante simples, tirando a parte em que tive que escrever umas letras e um código. Tive de ligar outra vez para o meu amigo mas ele ficou chateado e veio escrever ele próprio o código. Voltou a dizer-me para não dizer nada a ninguém (!!!).Depois de reiniciar o computador, dei corrida de olhos pelo sistema.

Fiquei chocado quando me deixou mudar as configurações do sistema sem pedir o acesso de root. O meu amigo começou a ficar um bocado irritado quando liguei outra vez para ele, mas acabou por aparecer em minha casa. Disse-me que o acesso de root era dado logo na inicialização. Tratei logo de fazer outra conta de usuário normal e passei a usá-la. Comecei a ficar confuso quando tentei fazer mudanças e o sistema, ao invés de pedir acesso de root, disse-me que tinha que fechar a sessão de utilizador normal e abrir uma sessão como administrador. Comecei, então, a perceber porque é que tantas pessoas entram sempre como root e tive um arrepio na espinha.

Bom, mas já era hora de trabalhar. Fui ao menu “Iniciar -> Programas”, para abrir uma planilha que eu precisava terminar, mas não consegui encontrar a aplicação de planilhas. O meu amigo disse-me que o Windows não trazia nenhuma aplicação dessas e que eu teria que a baixar da Internet. “Oh…”, pensei, “uma distribuição básica”. Fui ao “Adicionar/Remover Programas” do painel de controle (tal como no Linux), mas não havia lá programas para adicionar. Apenas deixava remover os programas. Não consegui encontrar o botão para adicionar aplicações. O meu amigo disse-me que eu tinha que procurar as aplicações por minha conta. Depois de muita pesquisa no Google, lá encontrei, descarreguei e instalei o OpenOffice.org.

Para dizer a verdade, diverti-me à brava com o Windows. Não entendi muito da terminologia… porque é que há um drive A, depois um C… onde é que está o drive B? Achei a distribuição demasiado básica, não inclui nenhuma aplicação que seja verdadeiramente de produtividade e torna-se muito confuso procurá-la. O meu amigo disse-me que eu precisava de software anti-vírus e anti-spyware, mas o Windows não
vinha com nada disso.

Achei-o difícil, confuso e demasiado trabalhoso para mim. Pode ser bom para uma pessoa que seja do tipo técnico, como o meu amigo, mas eu fico-me pelo Linux, obrigado.

sábado, 16 de maio de 2009

Brasil é o segundo país que mais gerou spam no mundo em maio

À medida que o ano passa, os níveis mundiais de spam estão voltando à normalidade. De acordo com o Relatório de Spam da Symantec do mês de maio, até o presente momento, as mensagens não desejadas representaram mais de 90 por cento do todo o fluxo monitorado.



Estados Unidos e Brasil ficaram entre os 10 principais países de origem de spam, ao gerarem 26 e 10 por cento do correio não desejado em todo o mundo, respectivamente.




Em relação às categorias de spam, detectou-se um aumento de 6 por cento nas mensagens relacionadas ao tema saúde, que representou 25% do total de spam. Essa situação é um exemplo de como os spammers aproveitam e incluem os eventos e notícias atuais, com a epidemia da gripe suína, para distribuir suas mensagens e atrair a atenção dos usuários.



O relatório também aponta que houve um aumento no spam relacionado ao Dia das Mães, comemorado recentemente em alguns países da América Latina. A quantidade de mensagens não desejadas com títulos como “Flores para o Dia das Mães” ou “Envie um cartão eletrônico para a sua mãe” aumentou significativamente entre os dias 1 e 4 de maio, superando as 4500 mensagens por dia.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Fórmulas no OpenOffice BrOffice

Eis que então você precisa urgentemente inserir uma fórmula no seu OpenOffice \ BrOffice. E agora? Vai procurar na internet até desistir? Claro que não. Clicando aqui você poderá baixar uma arquivo que contém uma série comandos para que você possa inserir suas fórmulas sem nenhum problema, como: raiz quadrada, seno, log, integral, limite e diversos outras fórmulas matemáticas que precisar ...

Aceita um tira gosto? Então segue abaixo alguns:
(Se for inserir no editor de texto siga o menu: Inserir -> Objeto -> Fórmula)

sqrt {a} = raiz quadrada de a

a^{b} = potência a elevado a b

int a = integral de a

fact a = fatorial de a

a in b = a pertence a b

a <> b = a diferente de b

dentre vários outros que encontra-se no arquivo