segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Dificuldade para autenticar um documento

Fui no Fórum da minha cidade (Vitória da Conquista - BA) autenticar um documento. Aparentemente uma visita rápida. Grande engano!! Há um bom tempo as tarefas das pessoas que precisam autenticar documentos se tornou árdua em minha cidade. Para podermos autenticar uma cópia de qualquer documento perde-se no mínimo de 2 a 3 horas com você na maior muvuca no fórum, em qualquer dos 3 cartórios disponíveis. Se você quiser abrir firma ou fazer reconhecimento você deve perder de 5 a 6 horas.
Eu já achava isso uma vergonha, mas da última vez que visitei nosso querido fórum percebí o "motivo" disso tudo através da seguinte mensagem (com as mesmas palavras) na porta do cartório: "Todos nós somos dependentes do Sistema da Informatização que é lento e quebra a todo momento".

Pensei comigo o quão estávamos evoluídos, tecnologicamente falando, a ponto de depender do Sistema da Informatização e o quão estamos atrasados a ponto deste sistema ser lento e quebrar a todo momento.

Eu como profissional, estudante e admirador do mundo da computação acredito que os sistemas de computação, os sistema de informação e todos os equipamentos tecnológicos disponíveis estão presentes para facilitar e tornar o trabalho humano o mais eficiente possível.