sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Por que o DATASUS não possibilita utilizar Software Livre?

Essa é uma pergunta que me faço todos os dias. Sou funcionário público em minha cidade e trabalho a Secretaria de Saúde do Município.

Constantemente me deparo com diversos sistemas de informação: CNES, HIPERDIA, SISPRENATAL, SIHD, SISCOLO, entre diversos outros fornecidos pelo Ministério da Saúde e nenhum deles possibilita a sua utilização em sistemas operacionais gnu/linux. Pelo contrário, eles forçam inclusive a utilização do navegador internet explorer 8.0 e windows XP em alguns dos seus sistemas.

Mesmo com todo o apoio do governo federal em recomendar a utilização preferêncial de software livre nos ministérios, a Saúde continua obrigando as prefeituras a utilizar Sistemas Windows para manter a compatibilidade com seus sistemas de informação.

RESULTADO:Várias prefeituras das mais diversas regiões do país, principalmente cidades de interior, utilizando Sistemas Operacionais Windows PIRATA, bem como coleções de softwares piratas, ou então prefeituras que são obrigadas a adquirir licenças de softwares, pagando royalties para empresas internacionais.

Será que isso um dia muda?