sábado, 16 de agosto de 2014

Preparando para a Certificação ITIL Foundation (syllabus 2011) – Parte 1

ITIL é um conjunto de melhores práticas para o gerenciamento de serviços de TI. A sua estrutura é baseada em um ciclo de vida de 5 estágios: Estratégia de Serviço; Desenho de Serviço; Transição de Serviço e Melhoria Contínua de Serviço.


A imensa maioria das grandes e médias empresas já empregam, pelo menos, alguns dos processos contidos nos livros da ITIL. Com isso, a certificação torna-se um caminho comum para os profissionais da área de TI e abre portas para que possam atuar de forma eficaz na implantação dos processos de gerenciamento de serviços de TI.


A certificação está dividida em três níveis: Fundamentos, Intermediário e Avançado.


Essa semana eu fiz a minha prova de certificação no nível Fundamentos, denominada ITIL Foundation (syllabus 2011), e resolvi compartilhar as informações que utilizei para conseguir a minha aprovação.


O primeiro passo para a preparação é, obviamente, conhecer o conteúdo abordado na ITIL. Para isso, o ideal seria adquirir todos os 5 livros oficiais e ler todos na íntegra. Como os livros estão disponíveis apenas em inglês e possui um conteúdo de aproximadamente 1900 páginas, é precisso ter conhecimento da língua estrangeira e muito tempo para iniciar a preparação. Uma segunda, e talvez, mais produtiva forma de conhecer grande parte dos conceitos e se familiarizar com o tema é adquirir e ler algum dos diversos livros sobre o tema que estão disponíveis, em português, no mercado brasileiro. Eu, por exemplo, utilizei o livro “Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI” de Marcos André dos Santos Freitas que explica muito bem grande parte dos conceitos e processos abordados pela ITIL e, com certeza, prepara o candidato para ser aprovado na certificação.


O segundo passo é conhecer o ITIL Foundation Certificate Syllabus: um resumo dos tópicos necessários para ser aprovado na certificação. Podemos dizer que é o conteúdo que cairá na prova. Esse conteúdo norteia as empresas que oferecem treinamento ITIL na preparação do conteúdo do curso e produção do material didático e te guiará na preparação do seu material resumido de estudo.


Faça o download do ITIL Foundation Certificate Syllabus (v 5.5-1) que trata do conteúdo para a certificação ITIL 2011. Aqui


Após ler o livro e conhecer o conteúdo do syllabus é hora de fazer o seu resumo de estudo para a prova. Baseado no livro e no conteúdo exigido para a certificação, eu confeccionei o meu material de estudo rápido, meu guia de bolso, para poder lembrar rapidamente dos aspectos mais importantes para a prova.


O terceiro passo é resolver o máximo de questões possíveis. O livro supracitado possui um conjunto de 40 questões que funciona como um simulado de preparação para a prova de certificação. A internet está repleta de questões simuladas. Indico o simulado do site de Átila Arruda (aqui) e do site gerenciamentodeti (aqui). Ambos os simulados tratam da ITIL v3, conteúdo anterior a última revisão que mudou a nomenclatura para ITIL 2011, mas serve perfeitamente para nos preparar para a prova, pois 90% ou mais do conteúdo pode ser aproveitado.


O quarto e decisivo passo é agendar a sua prova no site da Prometric (aqui).


  1. Faça o seu cadastro no site;
  2. Escolha o país de realização da prova;
  3. O cliente: para o nosso caso, Exin;
  4. Escolha o exame: EX0-001 - ITIL Foundation (Syllabus 2011);
  5. Selecione o idioma da sua prova: Português-Brasil;
  6. Escolha o local da prova (perceba que são 3 páginas com locais credenciados);
  7. Escolha o dia e a hora de realização da prova;
  8. Faça o pagamento com o seu cartão de crédito internacional;


Na próxima postagem trarei o resumo que confeccionei para o meu estudo e na parte 3 algumas questões que utilizei para os meus estudos e que caíram na minha prova.