segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Concurso do TRE-BA
Bons Estudos!!
download
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Os melhores do Campeonato Brasileiro de 2009
Minha decepção ficou por conta de Willians e Bruno do Flamengo que na minha humilde opinião foram os melhores em suas posições: Willians, o maior roubador de bola do campeonato disparado e ainda apoiador pela direita; Bruno o único jogador que conseguiu e média 10 em uma partida do campeonato segundo as notas atribuídas também pelo GloboEsporte.com.
Goleiro:
1º Victor (Grêmio)
2º Marcos (Palmeiras)
3º Bruno (Flamengo)
Leia mais
Lateral-direito:
1º Jonathan (Cruzeiro)
2º Léo Moura (Flamengo)
3º Vítor (Goiás)
Leia mais
Zagueiro pela direita:
1º André Dias (São Paulo)
2º Danilo (Palmeiras)
3º Chicão (Corinthians)
Leia mais
Zagueiro pela esquerda:
1º Miranda (São Paulo)
2º Réver (Grêmio)
3º Ronaldo Angelim (Flamengo)
Leia mais
Lateral-esquerdo:
1º Júlio César (Goiás)
2º Armero (Palmeiras)
3º Kleber (Internacional)
Volante pela direita:
1º Hernanes (São Paulo)
2º Pierre (Palmeiras)
3º Willians (Flamengo)
Leia mais
Volante pela esquerda:
1º Guiñazu (Internacional)
2º Maldonado (Flamengo)
3º Sandro (Internacional)
Leia mais
Meia-direita:
1º Diego Souza (Palmeiras)
2º Cleiton Xavier (Palmeiras)
3º Souza (Grêmio)
Leia mais
Meia-esquerda:
1º Petkovic (Flamengo)
2º Marcelinho Paraíba (Coritiba)
3º Conca (Fluminense)
Primeiro atacante:
1º Diego Tardelli (Atlético-MG)
2º Fred (Fluminense)
3º Fernandinho (Barueri)
Leia mais
Segundo atacante:
1º Adriano (Flamengo)
2º Ronaldo (Corinthians)
3º Iarley (Goiás)
Técnico:
1º Andrade (Flamengo)
2º Silas (Avaí)
3º Celso Roth (Atlético-MG)
Craque do Brasileirão:
Diego Souza (Palmeiras)
Revelação:
Fernandinho (Barueri)
Craque da Galera:
1º Conca (Fluminense)
2º Petkovic (Flamengo)
3º Hernanes (São Paulo)
Árbitro:
1º Héber Roberto Lopes
2º Leonardo Gaciba
3º Paulo César Oliveira
Torcida de Ouro:
Flamengo
Leia mais
domingo, 6 de dezembro de 2009
Flamengo Rumo ao Hexa
E por falar neles ... o quanto torcemos para Adriano ser o artilheiro?
O quanto torcemos para que Pet seja o craque da galera? Portanto gostaria de convocar a nação rubro negra para votar no PET, pois Conca do Fluminense está vencendo ... isso não pode acontecer ... quantos milhões de torcedores temos e quantos mil eles têm?
Segue o link: aqui
Clique e vote!!!
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Por que o DATASUS não possibilita utilizar Software Livre?
Constantemente me deparo com diversos sistemas de informação: CNES, HIPERDIA, SISPRENATAL, SIHD, SISCOLO, entre diversos outros fornecidos pelo Ministério da Saúde e nenhum deles possibilita a sua utilização em sistemas operacionais gnu/linux. Pelo contrário, eles forçam inclusive a utilização do navegador internet explorer 8.0 e windows XP em alguns dos seus sistemas.
Mesmo com todo o apoio do governo federal em recomendar a utilização preferêncial de software livre nos ministérios, a Saúde continua obrigando as prefeituras a utilizar Sistemas Windows para manter a compatibilidade com seus sistemas de informação.
RESULTADO:Várias prefeituras das mais diversas regiões do país, principalmente cidades de interior, utilizando Sistemas Operacionais Windows PIRATA, bem como coleções de softwares piratas, ou então prefeituras que são obrigadas a adquirir licenças de softwares, pagando royalties para empresas internacionais.
Será que isso um dia muda?
sábado, 12 de setembro de 2009
Psicoteste da Policia Militar Adiado
Para aqueles que aguardavam com muita ansiedade - o que não é bom para o psicoteste, diga-se de passagem - a divulgação do local de realização deste exame "pré-admissional"(codinome "etapa") do concurso público para soldado da PM da Bahia, a notícia que ninguém queria ouvir: "O Bicho feio foi adiado". Isso mesmo, A-D-I-A-D-O.
Para você que está em Salvador, como Eu, meus péssames! Aproveite esta estadia na grande cidade para relaxar um pouco. Nós estamos precisando. Depois de um mês de luta correndo atrás dos exames, alguns que nem pegamos ainda, por sinal, nos estressando por causa desta decisão maravilhosa de fazer todas as "etapas" praticamente juntas, merecemos um mínimo de descanso.
Mas cuidado, a capital do nosso Estado, apresenta-se um pouco "agitada". Se for se deslocar pela cidade, não utilize ônibus de linhas convencionais, faça uso dos chamados "frescões". Ao menos até agora, acho que nenhum foi incendiado. Ou então, o velho e bom taxi. Se estiver hospedado "perto" da praia, vá a pé mesmo.
Para aqueles que vão fazer a prova da Policia Federal, como Eu, boa sorte ao meus concorrentes, pois vocês vão precisar. Brunão está de volta ao Pário. Sim, isso mesmo. Por causa do Psicoteste e da provável super organização que o evento teria, por certo, não faria mais a prova do PF que tanto esperava, e que me dediquei a estudar anteriormente.
Mas tudo bem, sem lamentações, sigam o conselho do velho Brunão, e também dêem um voltinha por SSA. É bom para relaxar as tensões.
Aos restantes dos futuros praças e homens do fogo, que com muita certeza farão parte da coorporação, como Eu, um grande abraço e segue assim abaixo, a declaração publicada na edição do diário oficial de HOJE, dia 12 de setembro, véspera do fomigerado Psicoteste. Publicação esta dada por nosso futuro superior-mor o comandante geral da Policia Militar da Bahia, senhor Nilton Régis Mascarenhas. Obrigado Coronel, pela consideração a nós, futuros comandados. E aos comissionados do Estado, que não conseguiram gerir uma licitação, em uma suposta data prevista, muito obrigado também pela "Consideração".
Segue:
"
COMANDO-GERAL
AVISO
O COMANDANTE-GERAL DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA, no uso de suas atribuições, faz saber aos interessados, no que toca ao Concurso Público para Seleção de Candidatos ao Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar/2008, que foi adiada a data para a realização da Avaliação Psicológica, a qual integra os exames pré-admissionais – anteriormente fixada em edital de convocação para o dia 13 de setembro de 2009 (domingo), conforme DOE n.º 2048, de 05.08.09 –, em razão da não-conclusão do processo licitatório para contratação de empresa habilitada à realização do referido exame. Nova data para a sua realização, com local, horário e demais orientações, será divulgada oportunamente em Diário Oficial do Estado.
Salvador, 11 de setembro de 2009.
NILTON RÉGIS MASCARENHAS – Cel PM
Comandante-Geral "
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Dificuldade para autenticar um documento
Eu já achava isso uma vergonha, mas da última vez que visitei nosso querido fórum percebí o "motivo" disso tudo através da seguinte mensagem (com as mesmas palavras) na porta do cartório: "Todos nós somos dependentes do Sistema da Informatização que é lento e quebra a todo momento".
Pensei comigo o quão estávamos evoluídos, tecnologicamente falando, a ponto de depender do Sistema da Informatização e o quão estamos atrasados a ponto deste sistema ser lento e quebrar a todo momento.
Eu como profissional, estudante e admirador do mundo da computação acredito que os sistemas de computação, os sistema de informação e todos os equipamentos tecnológicos disponíveis estão presentes para facilitar e tornar o trabalho humano o mais eficiente possível.
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Migração para Software Livre na UESB
A primeira notícia sobre o projeto foi publicada oficialmente no site da instituição:
(http://www.uesb.br/ascom/ver_
É a primeira de muitas que virão pela frente, já que um dos pontos do projeto é o trabalho em conjunto da Unidade de Informática (UINFOR) com a Assessoria de Comunicação (ASCOM) no tocante ao marketing. Outros passos de marketing que serão adotados será a distribuição de camisetas, folders, além de cd's contendo softwares livres multiplataforma.
Um site dedicado ao projeto será providenciado e servirá de ponto centralizador de informações sobre o projeto e o seu andamento.
Alguns dos pontos do processo de migração definido no projeto serão: Inicialmente, será migrado os aplicativos como Suíte e Escritório (BrOffice.org) e Navegador de Internet (Firefox). Serão oferecidos cursos para todos os funcionários para que eles possam conhecer e usar esses softwares. Um tempo será dado aos usuários para que eles migrem seus documentos para o ODF, que será o formado padrão na instituição além do PDF. Após isso, o Microsoft Office será desinstalado de todas as máquinas que serão migradas. Atingindo um estágio de amadurecimento, uma distribuição Linux customizada pela UINFOR substituirá o Microsoft Windows. Tudo isso será feito setor a setor.
Assim, quando um setor tiver iniciando o treinamento dos aplicativos, um outro setor que estiver já amadurecido no processo, receberá o Linux.
Todo o projeto esta se baseando em experiências de outras universidades e órgãos públicos que obtiveram sucesso em suas migrações com a aceitação dos usuários. Projetos que não deram certo, também, foram analisados para que os erros não sejam repetidos.
As salas de usuários destinadas a uso geral pelos alunos serão as primeiras a serem totalmente migradas (aplicativos e S.O.). Pelo andamento dos técnicos da UINFOR, a parte técnica estará pronta em 15 dias. Material de divulgação como folders, cartazes, cd's e sorteio de camisetas já serão aplicados nessas salas. Como a migração só será feita depois de todo esse material de divulgação pronto, pode ser que demore mais que 15 dias. Pelas experiências de outros projetos de migração, nada será feito sem marketing (destacando sempre os pontos positivos e deixando que os usuários descubram os negativos, afinal, o que é negativo pra uns pode não ser pra outros).
terça-feira, 2 de junho de 2009
A nova Twister, ou melhor a CB 300R

A Honda lança a tão esperada substitua da CBX 250 Twister. Como esperado, a nova moto chega com 300cc, com o design bem parecido com a CB 600F Hornet, e com injeção eletrônica.
A moto foi lançada nas cores preta, vermelha, amarela metálica e prata metálica. Possui pneus mais largos(traseiro com 140/70) e farol dianteiro maior. No painel o conta giros continua analógico e o velocímetro digital, bem parecido com a Hornet. Guidão mais alto e o banco mais estreito também são características da nova moto.

Possui maior potência, ou seja, 26,5cv contra os 24cv da antiga Twister, apenas 5 marchas o que reduz as constantes trocas de marchas exigidas pela sua "prima", mais torque, 2,81 kgfm contra 2,48 kgfm. 4 tempos, 4 válvulas e tanque com 18L (sendo 3L de reserva).
A decepção, como não poderia faltar, fica por conta do sistema de freios que não sofreu alterações e continua igual ao da CBX Twister.
A moto deve chegar ao mercado com preço em torno de R$ 12300,00, o que a torna muito competitiva em relação às suas concorrentes.

"O piloto fica mais próximo do guidão, que está mais elevado, e o banco mais estreito facilita o encaixe das pernas. Ao girar a chave, que agora tem o sistema antifurto de outros modelos, o belo painel ganha vida e se percebe o enorme conta-giros ao centro e o pequeno velocímetro digital -- ambos claramente inspirados nos da Hornet."
Fonte: http://carros.uol.com.br/
sexta-feira, 22 de maio de 2009
"E se o sistema operacional mais usado fosse o Linux ..."
Encontrei esse texto no blog http://www.ataliba.eti.br que foi retirado do fórum Darkside e achei muito interessante.
E se o sistema operacional mais usado fosse o Linux ...
Eu compreendo o indivíduo que declarou ter problemas em passar do Windows para o Linux. Senti o mesmo ao experimentar o Windows.
Decidí experimentá-lo, depois de alguns amigos que o usam a toda a hora me dizerem que era ótimo.
Fui até ao site da Microsoft para baixá-lo mas não estava lá disponível. Fiquei frustrado porque não consegui descobrir como se baixava o mesmo. Por fim tive que perguntar a um amigo e ele disse-me que tinha de o comprar.
Entrei no carro, fui até uma loja especializada em venda de softwares diversos e pedi a um dos vendedores uma cópia do Windows. Ele perguntou-me qual, eu disse-lhe: “Quero a mais completa, por favor” e ele respondeu: “São R$ 599,00 por favor…”. Soltei um palavrão e voltei para casa de mãos abanando.
Um dos meus amigos deu-me uma cópia do Windows XP mas disse-me para não dizer nada a ninguém. Achei estranho porque faço sempre cópias do Linux para qualquer pessoa que me peça e digo sempre para passar essa cópia a qualquer outra pessoa que esteja interessada, uma vez que já precisei dela. De qualquer forma coloquei o CD no leitor e esperei que iniciasse o sistema do “Live CD”. Não funcionou. A única coisa que fazia era perguntar-me se o queria instalar. Telefonei para um dos meus amigos, para saber se estava a fazer alguma asneira, mas ele disse-me: “O XP não roda o sistema diretamente do CD”.
Decidí, então, instalá-lo. Segui as instruções que apareciam na tela mas comecei a ficar nervoso porque não perguntou nada sobre os outros sistemas operacionais. Quando instalei o Linux, ele reconheceu que tinha outros sistemas operacionais na máquina e perguntou-me se queria criar uma nova partição e instalar o Linux lá. Voltei a ligar para o meu amigo e ele disse-me que o Windows elimina qualquer outro sistema operacional que encontra, ao instalar-se.
Fiz uma cópia de segurança das minhas coisas e joguei-me de cabeça na instalação. A instalação foi bastante simples, tirando a parte em que tive que escrever umas letras e um código. Tive de ligar outra vez para o meu amigo mas ele ficou chateado e veio escrever ele próprio o código. Voltou a dizer-me para não dizer nada a ninguém (!!!).Depois de reiniciar o computador, dei corrida de olhos pelo sistema.
Fiquei chocado quando me deixou mudar as configurações do sistema sem pedir o acesso de root. O meu amigo começou a ficar um bocado irritado quando liguei outra vez para ele, mas acabou por aparecer em minha casa. Disse-me que o acesso de root era dado logo na inicialização. Tratei logo de fazer outra conta de usuário normal e passei a usá-la. Comecei a ficar confuso quando tentei fazer mudanças e o sistema, ao invés de pedir acesso de root, disse-me que tinha que fechar a sessão de utilizador normal e abrir uma sessão como administrador. Comecei, então, a perceber porque é que tantas pessoas entram sempre como root e tive um arrepio na espinha.
Bom, mas já era hora de trabalhar. Fui ao menu “Iniciar -> Programas”, para abrir uma planilha que eu precisava terminar, mas não consegui encontrar a aplicação de planilhas. O meu amigo disse-me que o Windows não trazia nenhuma aplicação dessas e que eu teria que a baixar da Internet. “Oh…”, pensei, “uma distribuição básica”. Fui ao “Adicionar/Remover Programas” do painel de controle (tal como no Linux), mas não havia lá programas para adicionar. Apenas deixava remover os programas. Não consegui encontrar o botão para adicionar aplicações. O meu amigo disse-me que eu tinha que procurar as aplicações por minha conta. Depois de muita pesquisa no Google, lá encontrei, descarreguei e instalei o OpenOffice.org.
Para dizer a verdade, diverti-me à brava com o Windows. Não entendi muito da terminologia… porque é que há um drive A, depois um C… onde é que está o drive B? Achei a distribuição demasiado básica, não inclui nenhuma aplicação que seja verdadeiramente de produtividade e torna-se muito confuso procurá-la. O meu amigo disse-me que eu precisava de software anti-vírus e anti-spyware, mas o Windows não
vinha com nada disso.
Achei-o difícil, confuso e demasiado trabalhoso para mim. Pode ser bom para uma pessoa que seja do tipo técnico, como o meu amigo, mas eu fico-me pelo Linux, obrigado.
sábado, 16 de maio de 2009
Brasil é o segundo país que mais gerou spam no mundo em maio

segunda-feira, 11 de maio de 2009
Fórmulas no OpenOffice BrOffice
Aceita um tira gosto? Então segue abaixo alguns:
(Se for inserir no editor de texto siga o menu: Inserir -> Objeto -> Fórmula)
sqrt {a} = raiz quadrada de a
a^{b} = potência a elevado a b
int a = integral de a
fact a = fatorial de a
a in b = a pertence a b
a <> b = a diferente de b
dentre vários outros que encontra-se no arquivo
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Saiu!! Ubuntu 9.04 - Jaunty Jackalope
Link para novidades do novo sistema
Link para download
Link para lista de possíveis problemas
domingo, 19 de abril de 2009
Computação nas Nuvens ou Cloud Computing (Parte II)
Ainda conforme Carr, Cloud Computing é a base para a inovação e as organizações deverão se adaptar dentro de 5 a 10 anos a esse novo modelo ou ficarão obsoletas. Essa mudança exigirá uma reengenharia da infra-estrutura de TI e de interfaces com os usuários além de mudar a forma de enxergar os departamentos de TI .
Esse modelo possui como vantagens um melhor aproveitamento dos investimentos em hardware, proporcionando um melhor gerenciamento dos recursos e consequentemente aumento no potencial e economia de custos; maior flexibilidade, na qual será possível realizar upgrades sem a necessidade de troca de componentes ou reinstalação se softwares; por fim não haverá mais a necessidade de equipamentos de última geração para acessar as aplicações, já que a parte pesada do processamento fica na nuvem o usuário só precisará de um browser e uma boa conexão com a internet.
Esse último ponto, a internet, é um fator crítico para o desenvolvimento da computação nas nuvens. Segundo a gigante google, esse novo paradigma irá baratear o acesso a internet e aposta que o computador do futuro é a internet.
Para finalizar esse assunto, uma notícia que transforma ainda mais a Computação nas Nuvens em presente. A versão do Ubuntu 9.10 prevista para outubro de 2009, chamada de Karmic Koala terá como principal característica o suporte ao serviço de Cloud Computing da Amazon Web Services, o EC2, bem como um portfólio de Amazon Machine Images (AMIs) padrão para fazer com que as aplicações rodem facilmente no ambiente de nuvem. Além do suporte ao EC2, o Kosmic Koala vai incorporar o Eucalyptus, uma ferramenta de código aberto que permite que as empresas criem seus ambientes de cloud computing, no estilo EC2, em seus próprios data centers.
Fontes:
G1
SoftwareLivre.org
IDGNOW 1 ; 2
ComputerWorld
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Monitor reconhece rosto do usuário

Novo Bluetooth alcança velocidade de redes wi-fi

Mais detalhes serão levados a público no dia 21. A partir da data, os fabricantes já poderão desenvolver produtos com a nova tecnologia.
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Crise econômica dá novo impulso aos crimes digitais
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Software de segurança aberto analisa computador em busca de Conficker
Dias antes da data em que o Conficker está programado para entrar em contato com os crackers por novas instruções, pesquisadores de segurança descobriram uma falha no worm que facilitam a detecção por parte das vítimas.
Os membros do Honeynet Project, Tillmann Werner e Felix Leder, descobriram que PCs infectados retornam mensagens de erro quando recebem mensagens Remote Procedure Call (RPC).
Ainda sobre o Conficker, Domínios permitiriam, segundo especialistas, que sejam divulgadas informações para downloads e operações ilegais com worm.
Mais de 100 provedores pelo mundo estão tentando bloquear o registro de dezenas de milhares de domínios que o worm Conficker pode começar a usar para obter instruções relacionadas a botnets, na próxima quarta-feira (01/04), quando será ativado nos PCs infectados.
Fonte:http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2009/03/31/provedores-trabalham-para-bloquear-dominios-usados-pelo-conficker/
sexta-feira, 13 de março de 2009
Computação nas Nuvens ou Cloud Computing (Parte I)
Essa novidade vem chegando, aos poucos vai tomando lugar no mercado e já vai se tornando o assunto do momento em empresas como Google, IBM, DELL, Yahoo dentre outras. Pesquisa já apontam a computação nas nuvens como uma das principais tendências tecnológicas dos próximos anos e as empresas mencionadas já começam a investir forte nessa tendência.
A Computação nas nuvens ou Cloud Computing como preferirem, é um modelo de computação na qual dados, arquivos, softwares, processamento residem em servidores físicos ou virtuais acessíveis remotamente por meio de uma rede (internet) em qualquer dispositivo compatível. Pode ser visto como o estágio mais evoluído do conceito de virtualização e deve dispor de uma infra-estrutura de gerenciamento que inclua funções como provisionamento de recursos computacionais, balanceamento dinâmico do workload e monitoração do desempenho.
Para facilitar o entendimento pode-se pensar nos softwares de email. No modelo “tradicional” utiliza-se um software no desktop para envio, recebimento e armazenamento das mensagens, como o outlook por exemplo. Já os emails baseados na web (yahoo, gmail, hotmail) você pode acessar, armazenar, enviar e receber seu email de qualquer lugar que possua acesso a internet.
Essa idéia tende a se expandir para os demais softwares como suites de escritório, editores de imagens, software de automação, etc. Um exemplo é a suite de escritório do google, o google docs, na qual é colocada na nuvem computacional e, gratuitamente é capaz de ser acessada de qualquer lugar, possivelmente livre de qualquer direito de propriedade. Claro que essa iniciativa ainda tende a ser aperfeiçoada para se tornar competitível no mercado de suites de escritório.
Pode-se perceber através dos exemplos supracitados que estamos caminhando para uma nova forma de utilização de recursos computacionais e uma nova era da computação.
No próximo post comentarmos sobre o impacto dessa tecnologia.
FONTES: Estarão inclusas na 2ª parte do post
terça-feira, 10 de março de 2009
Concurso do TRT da 5ª Região
Para os que ainda não sabem, uma equipe foi formada para tentar agilizar um processo para abertura de vagas, se é que posso chamar assim.
Podemos acompanhar esse processo através dos sites:
http://pl552.wordpress.com/
www.pl552.com.br
Ou ainda da comunidade no orkut:Concurso TRT Bahia 5 ª Região
e agora a dúvida que não quer calar: Será quantos serão chamados para cada cargo?
Essa é uma pergunta que me faço todos os dias, e você que também ficou bem classificado deve se fazer ...
domingo, 8 de março de 2009
Dia Internacional da Mulher
segunda-feira, 2 de março de 2009
Conceito de Congresso, Workshop, Fórum, dentre outros
Então resolví pesquisar e conceituar algumas dessas palavras:
Congresso: Caracteriza-se pela reunião formal e periódica de pessoas, petencentes a grupos de estudantes e profissionais com o mesmo interesse. Geralmente é promovido por entidades associativas, objetivando estudar, debater e chegar a conclusões sobre um tema geral. Pode conter Palestras, Cursos, Painéis, Mesas redondas, Debates, Exposição e Feiras.
Workshop: Trata-se basicamente de uma palestra dividida em duas partes: na primeira há uma apresentação teórica do tema e na segunda há uma parte prática, na qual os participantes interagem a partir das informações recebidas. Esse termo vem sendo utilizado para eventos do tipo congresso, porém com um escopo menor (quem sou eu pra dizer que o termo é utilizado de forma inadequada?)
Fórum: Caracteriza-se pela troca de informações e debate de idéias, com a presença de grandes audiências. Seu objetivo é motivar e sensibilizar a platéia a participar das discussões.
Simpósio: É um derivado da mesa redonda, possuindo como característica o fato de ser de alto nível, com a participação de aspectos diferentes de determinados assuntos - e sempre com a presença de um coordenador. A diferença fundamental entre o simpósio e a mesa-redonda é que no primeiro os expositores não debatem entre si os temas apresentados. As perguntas, respostas e o próprio debate são efetuados diretamente aos participantes da platéia. O tema geralmente é científico. Seu objetivo principal é realizar um intercâmbio de informações.
Seminário: É definido por alguns autores como uma técnica que inclui pesquisa, discussão e debate. Tem por finalidade aprofundar o estudo a respeito de determinado assunto, desenvolver a capacidade de pesquisa e análise sistemática de fatos através de raciocícios e reflexões.
Muitos desse termos são utilizados como sinônimos e não estou aqui para julgar a corretude de utilização destes na nomenclatura de eventos, mas sim para tentar explicar o significado de cada um para que você possa analisar e nomear o seu evento mais de acordo com esses conceitos.
Se tiverem conceitos mais explicativos, correções ou dicas fiquem à vontade para postar comentários sobre o assunto.
EXTRA: Devido a quantidade de acessos a este post pesquisei no oráculo google e encontrei no site do tj do Paraná um anexo que explica estes e outros conceitos. Então para ter acesso a este arquivo clique aqui ou aqui
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
[Alerta] Praga se espalha pela rede
As empresas ao redor do mundo estão sofrendo ataques de um worm altamente infeccioso - o Conflicker - que já contaminou quase 9 milhões de PCs, de acordo com a companhia de segurança F-Secure. O número, que era de 2,4 milhões, triplicou em apenas quatro dias, de acordo com a empresa, saltando para 8,9 milhões de computadores.
Recuperar arquivos no Linux
O nome do software é “Magic Rescue” e pode ser baixado clicando aqui.
Para instalar é fácil fácil:
Descompacte a pasta com extensão tar.gz, utilize o comando ./configure e depois o velho make seguido do make install.
COMO UTILIZAR O “MAGIC RESCUE”:
Para utilizar esse programinha você precisa primeiro definir um diretório para armazenar os arquivos recuperados e de uma receita que dirá qual/quais tipo de arquivo(s) estará procurando.
A versão original do Magic Rescue já possui receitas pré-definidas, porém você poderá criar novas receitas, que nada mais são do que scripts que reconhece padrões de determinados arquivos.
O primeiro passo para executar o programa é executar o comando hdparm -d1 -c -u1 /dev/device, onde “device” é o dispositivo que irá utilizar para fazer a busca. Esse comando serve para permitir acesso direto da memória e garantir uma redução no tempo que leva para buscar os arquivos no dispositivo.
Para executar o programa propriamente dito deve-se especificar no mínimo um diretório e uma receita. O comando básico é: magicrescue -d directory -r recipe device. Um exemplo prático seria magicrescue -d /home/usuario/pastaderecuperacao -r /usr/share/magicrescue/recipes/avi /dev/sda1. Esse comando procura por arquivos de extensão .avi no diretório sda1 e põe os arquivos encontrados na pasta “pastaderecuperacao”.
As receitas pré-definidas podem ser encontradas no diretório /usr/share/magicrescue/recipes como demonstrado acima.
Para mais funções do software pesquise no “man page” do Magic Rescue.
FONTE: http://www.linux.com/feature/126525
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Novo software usa GPU para quebrar senhas WPA/WPA2
Fonte:http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=33914&zoneid=221&resumo=novo_software_usa_gpu_quebrar_senhas_wpa/wpa2
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
Busca do Google falha e "exagera" em alerta sobre praga na rede

terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Projeto Prefeitura Livre

Quantas prefeituras pagam rios de dinheiro para empresas particulares em licenças de software ao invés de investir num desenvolvimento próprio?
Quantas prefeituras não sabem o valor de um sistema de informação para sua gestão??
O mundo do Software Livre prepara uma solução integrada e LIVRE única para as prefeituras de todo o país: Prefeitura Livre. Esse pode ser o pontapé inicial para a possibilidade de ter uma prefeitura desenvolvida utilizando software livre na sua totalidade.
Essa solução já caso de sucesso em prefeituras como a de Dourados e Piraí.
"O PREFEITURA LIVRE é uma solução de gestão municipal completamente livre e com suporte comercial de uma rede de empresas especializadas. Você não precisa pagar qualquer valor referente a licença de software para utilizar esta solução, basta baixar o código-fonte e configurá-lo adequadamente com os diversos SOFTWARES LIVRES que compõem a solução. O PREFEITURA LIVRE é a única solução de gestão municipal que implementa os principais conceitos associados ao Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) e ao Geoprocessamento Corporativo. Sendo um SOFTWARE LIVRE desenvolvido sob um framework estruturado em 3 camadas (MVC), ele pode ser adaptado rapidamente a qualquer nova demanda."
Essa solução trata de gestão financeira, gestão educacional, gestão de saúde, gestão cultural, gestão de segurança, gestão de leis, gestão social, gestão de imóveis e protocolo eletrônico, tudo isso integrado num banco de dados georreferenciado.
Para mais informações: http://www.prefeituralivre.com.br/
