domingo, 19 de abril de 2009

Computação nas Nuvens ou Cloud Computing (Parte II)

Segundo Nicolas Carr, editor da Harvard Business Review (HBR) e autor do polêmico artigo de repercussão mundial “TI doesn't matter” (TI já não importa), na qual ele compara a TI à energia elétrica deu a sua opinião sobre a era da Computação nas Nuvens novamente fazendo mais uma comparação com a energia elétrica. De acordo Carr e citado pela computerworld, assim como a eletricidade promoveu diversas inovações quando tornou-se barata e disseminada, a computação nas nuvens deve impulsionar a inovação corporativa como uma nova oportunidade de os departamentos de TI começarem a pensar em novos produtos e novas formas de fazer negócio.
Ainda conforme Carr, Cloud Computing é a base para a inovação e as organizações deverão se adaptar dentro de 5 a 10 anos a esse novo modelo ou ficarão obsoletas. Essa mudança exigirá uma reengenharia da infra-estrutura de TI e de interfaces com os usuários além de mudar a forma de enxergar os departamentos de TI .
Esse modelo possui como vantagens um melhor aproveitamento dos investimentos em hardware, proporcionando um melhor gerenciamento dos recursos e consequentemente aumento no potencial e economia de custos; maior flexibilidade, na qual será possível realizar upgrades sem a necessidade de troca de componentes ou reinstalação se softwares; por fim não haverá mais a necessidade de equipamentos de última geração para acessar as aplicações, já que a parte pesada do processamento fica na nuvem o usuário só precisará de um browser e uma boa conexão com a internet.
Esse último ponto, a internet, é um fator crítico para o desenvolvimento da computação nas nuvens. Segundo a gigante google, esse novo paradigma irá baratear o acesso a internet e aposta que o computador do futuro é a internet.
Para finalizar esse assunto, uma notícia que transforma ainda mais a Computação nas Nuvens em presente. A versão do Ubuntu 9.10 prevista para outubro de 2009, chamada de Karmic Koala terá como principal característica o suporte ao serviço de Cloud Computing da Amazon Web Services, o EC2, bem como um portfólio de Amazon Machine Images (AMIs) padrão para fazer com que as aplicações rodem facilmente no ambiente de nuvem. Além do suporte ao EC2, o Kosmic Koala vai incorporar o Eucalyptus, uma ferramenta de código aberto que permite que as empresas criem seus ambientes de cloud computing, no estilo EC2, em seus próprios data centers.

Fontes:
G1
SoftwareLivre.org
IDGNOW 1 ; 2
ComputerWorld

3 comentários:

Unknown disse...

Só uma correção. Não precisa esperar até o Ubuntu 9.10 para experimentar serviços de Cloud Computing integrado ao Ubuntu. Essa integração de Cloud Computing ao Ubuntu Server já está disponível na versão 9.04 (lançamento em 23 de abril 2009).

Jacky Ribeiro disse...

Diegooo, sua amiga aqui agora é consultora Natura.

Passa nos blogs.

Bjinho.

Elton Dhiego disse...

Como disse o colega WSAF, realmente a computação nas nuvens está presente no 9.04 lançado hoje.

Computação nas núvens: o Ubuntu 9.04 Servidor terá uma forma fácil de experimentar essa funcionalidade. Eucalyptus é uma tecnlogia de código aberta, com ela é possível implantar o seu próprio servidor, implantar e testar sua própria núvem. Você pode criar dinamicamente máquinas virtuais, configurar múltiplos clusters dentro de uma única núvem. com o EBS ( bloco elástico de armazenamento ) equivalente e compatível com o S3.