quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Lazarus / ZEOS / PostgreSQL / pgAdmin no Ubuntu 10.04 (Parte 1-4)

A partir de hoje serão escritos alguns posts (total de 4) com o objetivo de criar uma aplicação simples utilizando a IDE Lazarus e o componente ZEOS para a conexão com o banco de dados. Para isso, vamos utilizar o SGDB PostgreSQL e para facilitar a nossa vida vamos ainda fazer uso do pgAdmin III para criar o banco de dados de nossa aplicação.
Tudo isso funcionando perfeitamente no Sistema Operacional Ubuntu 10.04!
O objetivo então deste primeiro post é justamente conhecer as ferramentas que iremos utilizar:

  • Lazarus: É uma IDE que acumula uma série de bibliotecas de classes para o FreePascal que emulam o Delphi. O FreePascal é um compilador multiplataforma licenciado sob a GPL e projetado para ser capaz de reconhecer e compilar a sintaxe do Delphi que, naturalmente é OO. A figura abaixo ilustra a interface do Lazarus que é bem similar à interface do Delphi. (Clique na imagem para ampliá-la)


  • ZeosLib: É um conjunto de componentes para banco de dados que é utilizado em IDEs como Delphi, Lazarus, C++ Builder, etc, que facilita a vida do programador na hora de conectar e manipular os recursos do banco de dados.
  • PostgreSQL: É um sistema de gerenciamento de banco de dados objeto-relacional multiplataforma que suporta grande parte do padrão SQL e oferece muitas funcionalidades modernas como gatilhos, visões, integridade transacional, dentre outras e assim como as outras ferramentas é de código fonte aberto.
  • PgAdmin: É uma ferramenta de administração e gerenciamento do SGDB PostgreSQL que também é software livre e disponível em vários Sistemas Operacionais. A figura abaixo ilustra a interface do pgAdmin III. (Clique na imagem para ampliá-la)


Importante enfatizar mais uma vez que, apesar do foco desses artigos serem o Ubuntu 10.04 todas as ferramentas supracitadas são multiplataforma e podem, sem problema algum, serem utilizadas no Windows e outras distribuições Linux.

Estes artigos terão por objetivo, iniciar no uso das ferramentas e, devido a isso, não contém nenhum recurso avançado para utilização das mesmas.

Links dos outros Posts:
Post 2
Post 3
Post 4

Referências:
http://www.lazarus.freepascal.org/
http://zeos.firmos.at/portal.php
http://www.postgresql.org.br/
http://www.pgadmin.org/

Nenhum comentário: