quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Tomada de decisões X Sistemas de informações

Os sistemas de informações possuem como principal objetivo auxiliar o gestor nas tomadas de decisões dentro de uma organização.
Todos os dados contidos em um SI e transformados em informações úteis para os usuários serão utilizados como recurso primordial na tomada de decisão no escopo de trabalho deste usuário.
É através dos SI's que os problemas são escupidos e modelados de tal forma que seria praticamente impossível determiná-los sem a ajuda desses sistemas e, a partir de então ser solucionados, claro com a ajuda e competência de um gestor.
SI's inteligentes, ou até mesmo sistemas de mineração de dados já podem propor alternativas a determinados problemas encontrados em uma organização através de todos os dados inseridos no seu banco de dados e avaliar possíveis resultados.
Claro que na imensa maioria das vezes, as decisões e escolhas das ações a serem tomadas, de acordo com as informações e opções apresentadas pelos SI's, devem ser feitas pelo gestor responsável pela tomada de decisões dentro da organização, sendo que, dependendo do universo do problema e da natureza do SI, o próprio sistema poderá tomar decisões e o gestor ficará responsável apenas pela execução dessas "Decisões digitais".
Em se tratando de SI's menos complexos e tomadas de decisões de inteira responsabilidade de um gestor podemos pensar que quanto mais eficiente e estruturado for o processo de tomada de decisões mais importante se torna o uso de SI's para suprir as necessidades informacionais do decisor, sendo importante claro, manter o objetivo e a estratégia da empresa. Como diz RICHIERI (RICHIERI, F. L. A nova geração de ferramentas de TI . Gazeta Mercantil, São Paulo, 22 fev. 2001), os softwares permitem a recuperação das informações através de relatórios, modelos matemáticos através de gráficos, integração dos dados que refletem em maior agilidade na análise e gerência dos dados e transformando-os e peças fundamentais para a tomada de decisão.

Nenhum comentário: