sexta-feira, 13 de março de 2009

Computação nas Nuvens ou Cloud Computing (Parte I)

Se ainda não ouviu falar nesses termos ou ouviu e ainda não entende direito o que vem a ser, você está ficando tecnologicamente atrasado no nosso querido mundo moderno: a era da informação, na qual a tecnologia da informação e comunicação (TIC) é a principal ferramenta de manipulação da grande e valiosa matéria prima dos dias atuais: a INFORMAÇÃO.
Essa novidade vem chegando, aos poucos vai tomando lugar no mercado e já vai se tornando o assunto do momento em empresas como Google, IBM, DELL, Yahoo dentre outras. Pesquisa já apontam a computação nas nuvens como uma das principais tendências tecnológicas dos próximos anos e as empresas mencionadas já começam a investir forte nessa tendência.
A Computação nas nuvens ou Cloud Computing como preferirem, é um modelo de computação na qual dados, arquivos, softwares, processamento residem em servidores físicos ou virtuais acessíveis remotamente por meio de uma rede (internet) em qualquer dispositivo compatível. Pode ser visto como o estágio mais evoluído do conceito de virtualização e deve dispor de uma infra-estrutura de gerenciamento que inclua funções como provisionamento de recursos computacionais, balanceamento dinâmico do workload e monitoração do desempenho.
Para facilitar o entendimento pode-se pensar nos softwares de email. No modelo “tradicional” utiliza-se um software no desktop para envio, recebimento e armazenamento das mensagens, como o outlook por exemplo. Já os emails baseados na web (yahoo, gmail, hotmail) você pode acessar, armazenar, enviar e receber seu email de qualquer lugar que possua acesso a internet.
Essa idéia tende a se expandir para os demais softwares como suites de escritório, editores de imagens, software de automação, etc. Um exemplo é a suite de escritório do google, o google docs, na qual é colocada na nuvem computacional e, gratuitamente é capaz de ser acessada de qualquer lugar, possivelmente livre de qualquer direito de propriedade. Claro que essa iniciativa ainda tende a ser aperfeiçoada para se tornar competitível no mercado de suites de escritório.
Pode-se perceber através dos exemplos supracitados que estamos caminhando para uma nova forma de utilização de recursos computacionais e uma nova era da computação.
No próximo post comentarmos sobre o impacto dessa tecnologia.

FONTES: Estarão inclusas na 2ª parte do post

Nenhum comentário: