domingo, 8 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher

O que falar em dia tão especial? Tantos atos e fatos são atribuídos a este ser especial. Muitas Mulheres ficaram conhecidas pela sua luta por uma determinada causa. Outras são reconhecidas por grandes feitos ao longo da história. Tantas outras participaram de anos de transição entre a subserviência e a conquista de seus direitos. Mas a viagem cronológica vem desde os primórdios da humanidade.
Partimos da criação do nosso planeta, segundo escritas bíblicas, onde se fez entender que a inserção da Mulher no meio, fez surgir o pecado original. Muito cômodo se não fosse injusto. O pecado não está no ser humano e sim na essência do Ser, sendo assim, a todo ele pode ser atribuída a alcunha de pecador. Aaah... E como é bom pecar... Imaginemos então o que seríamos sem o pecado, atributo este que nos garante um dos mais nobres direitos, o do livre arbítrio.
No pressuposto de que somos livres para decidir e pulando a participação da Mulher na pré história, chegamos a tempos um pouco mais avançados, onde a Mulher era responsável pela agricultura de subsistência, tempos que se não me engano, ditos Medievais, ou talvez um pouco antes/depois disso, não importa. Naquela época, homens eram apenas líderes e soldados, cabendo ao Ser Feminino duas das mais importantes tarefas, o de "Cultivar" o sustento para o povo e o de "Ensinar" aos seus filhos como serem "homens". Ironia do destino! Até os tempos atuais temos as duas profissões, agricultor e professor, como atividades de pouco reconhecimento pelo governo brasileiro, salve a guarda, de algumas migalhas, que deveriam ser grandes pães, conquistadas ao longo de muitos anos de "Luta".
Ainda em período considerado pela história não tão antiga e um pouco mais moderna, tivemos algumas revoluções no comportamento e apresentação da Mulher. Ao longo de duros anos, muita "Luta" foi travada na "Conquista" do direito de um simples gesto, o ato de expor o que se pensa. Tantas foram queimadas em fogueiras, tantas outras foram enforcadas e desta vez juntamente com tantos outros homens, que demonstraram ter a mesma "Coragem" e "Inteligência".
É... Não foi fácil ser Mulher no âmbito da evolução e no passar da história, mas quando o reconhecimento começa a chegar, vemos em tempos modernos, a inserção da Mulher nas Artes, na Literatura, imagine vocês, no ambiente de produção. Aaah... O trabalho, atividade que vem dignificar qualquer ser humano, e esta sim foi uma das grandes conquistas. "Liberdade" para trabalhar realmente. E o direito de "Votar" então, interferir nas decisões políticas, cenário que antes sofria suas alterações com interferência apenas dos homens. Grande avanço!
A inserção da Mulher na vida, no cotidiano, fez-se surgir novas Leis, Pactos, Tratados e Convenções muito merecidamente. A Mulher está para nós com tantos substantivos, Mãe, Avó, Irmã, Esposa, Amante (substantivo aplicável aos dois gêneros), Professora, Amiga, Inimiga e tantos outros que por ventura vier a sua cabeça. Hoje, a Mulher consegue realizar todas as atividades exercidas na história e muito mais. Comprovadamente têm mais "Neurônios". Ocupam cerca de 50% do mercado de trabalho em grandes capitais, salve o engano. Nossa que "Evolução"! E pesquisas atestam que são capazes de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, grande fato! Eu por exemplo, sou monolítico (risos)!
Ao longo da história tivemos grandes feitos realmente tracejados com muita "Luta", mas percebam que não devemos reconhecer todas elas por seus feitos heróicos e pela "Luta" que travaram e sim pela capacidade de estar "Sempre Lutando" toda "Vida". Isso sim torna as Mulheres Especiais e a nós resta apenas admirarmos e cuidarmos para que sempre tenhamos uma destas Grandes Mulheres perto de Nós. Porque como dizem por aí, "... atrás de um grande homem existe sempre uma grande Mulher".
Parabéns pelo seu dia Mulher, que é reconhecidamente muito merecido. Esta é minha homenagem a todas vocês.
Até a próxima...

Nenhum comentário: