segunda-feira, 14 de julho de 2008

Computadores Dual Core e Core 2 Duo: Qual a diferença?

Estudantes, professores, profissionais da área de informática e principalmente usuários confundem os termos Dual Core, Core 2 Duo entre outros modelos de processadores do mercado atual.
O termo Dual Core, como o próprio nome diz é um processador com 2 núcleos físicos. Muitos confundem e acham que o Dual Core simula 2 processadores ou 2 núcleos, o que é uma tremenda ignorância na área de Informática. O Processador que simula 2 núcleos ou 2 processadores como alguns dizem é o chamado Pentium 4 HT.
Então podemos considerar o processador Dual Core como sendo qualquer processador de qualquer fabricante que contenha 2 núcleos encapsulados. O termo funciona como uma característica ou um conceito da era dos processadores com 2 núcleos físicos.
Nós temos no mercado diversos processadores Dual Core, entre eles:
  • Pentium E (Dual Core E2180 por exemplo) que é um processador com dois núcleos encapsulados com memória cache L2(uma memória bem mais rápida que a memória RAM) de 1MB.
  • Core 2 Duo é uma nova geração dos processadores com 2 núcleos e possuem algumas melhorias, além da memória cache L2 de 2MB que pode chegar até 4MB.
  • AMD X2 é o processador dual core da AMD. O Athlon 64 X2 4000 é um processador similar ao Dual Core E2140.
Obs: Apesar da diferença de memória cache entre o pentium Dual Core e o Core 2 Duo, muitas vezes em alguns aplicativos os dois possuem desempenho quase semelhante, o que dá para perceber que nem sempre um processador com mais memória cache do que outro é sinal de melhor desempenho. A AMD sabe disso e por isso dificilmente vemos processadores da AMD com muita memória cache, pois eles apostam em outra funcionalidades ou métodos para ganhar desempenho.

Ainda temos no mercado o Core 2 quad que é um processador com 4 núcleos.
Espero ter sanado a dúvida dos diversos internautas que não sabiam ao certo as diferenças dessa nova era dos processadores.

8 comentários:

Anônimo disse...

pra não dizer que eu só faço esculhambar o blog.
Ótimo post que realmente explicou de forma clara tanto para profissionais da área como para leigos que gostam de aprender alguma coisa. muito bom!!!!
ps. também depois dos meus conselhos o negócio só poderia começar a melhorar mesmo!!!!

Unknown disse...

Faltou falar das duas marcas que a Intel mantém que é causa de muita confusão hoje em dia na hora de comprar um computador: Core Duo e Core 2 Duo. Apesar de ambos serem processadores Dual Core (núcleo duplo), eles possuem diferenças que nem eu sem bem quais são, mas só sei que o Core 2 Duo é melhor e mais caro que o Core Duo. Por que? Não sei. Se tiver a manha, poste a diferença aí. Valeu!

Anônimo disse...

Acho q wsaf não leu o post direito!
o que mais gostei foi a explicação da diferença entre core duo e core 2 duo da intel.
ps. ontem teve festa wsaf????

Unknown disse...

Nosso amigo Adriano acaba de demonstrar que existe confusão entre Core Duo e Core 2 Duo.

Elton Dhiego disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Outro detalhe:
Core Duo = 32 bits
Core 2 Duo = 64 bits

Elton Dhiego disse...

Perdão amigos ... eu deveria ter especificado essa confusão ...
Realmente existe o processador core duo e o core 2 duo, e muitos confundem e acham que são o mesmo com erro de digitação.
O que acontece é o seguinte: A intel tinha no mercado o chamado Pentium M e lançou o Core Duo, que nada mais é que uma versão desse pentium M com dois núcleos físicos ao invés de 1. O Core Duo possui 2MB de cache L2 e trabalha com barramentos de somente 533 e 667MHz. Ainda há outro processador com 2 núcleos, o Pentium D, porém neste cada núcleo possui o seu cache isolado, ou seja se o processador possuir 2MB é 1MB para cada um, enquanto que nos outros a memória cache é compartilhada.

Anônimo disse...

Crianças não briguem! Venho através deste, explicar que realmente, o Sr. Wsaf está correto, com relação as suas afirmações. Gostaria de aproveitar também para parabenizar, o nobre colega Sr. Elton Dhiego, pela sua contundente explanação sobre o assunto deliberado no blog.