sábado, 26 de julho de 2008

Sorte: Fator crucial para concursos

Os concursos públicos deveriam aprovar os mais preparados entre os candidatos, mas infelizmente não é bem assim que as coisas acontecem.
Devido a incompetência entre os profissionais que elaboram as questões e da incompetência dos órgãos responsáveis por escolher esses profissionais, algumas a até muitas questões são anuladas durante o andamento dos concursos, por causa dos recursos cabíveis relacionados aos enunciados ou alternativas mal elaboradas.
E aonde entra o fator sorte nessa história? O candidato, além de estar bem preparado, precisa ter sorte nas questões que poderão ser anuladas, ou seja, sorte para que essas questões coincidam com as que ele errou. Assim, ele poderá não perder posições e melhor, ganhar posições dos concorrentes.
Os resultados demonstram que as diferenças das pontuações entre os candidatos muitas vezes são mínimas. Uma pessoa pode ganhar 50 ou mais posições por causa de um acréscimo de 0,5% na sua pontuação, e dependendo da sorte por se classificar ou se desclassificar devido às anulações.
Ficamos na torcida então. Por concursos mais justos e bem organizados.

Nenhum comentário: