sábado, 13 de setembro de 2008

Novidades do Ubuntu 8.10

As novidades do novo Ubuntu, versão 8.10 cujo nome Interpid Ibex já estão disponíveis em vários sites e blogs, mas mesmo assim eu achei interessante disponibilizá-las aqui também. O lançamento está marcado para o fim de outubro e já trás ansiedade por parte dos ubunteiros de plantão.
  • A novidade que achei mais interessante é a criação do diretório privado/criptografado. Cada Home de usuário contará com um diretório denominado “Privado” no qual o usuário poderá armazenar arquivos confidenciais.
  • Um dos grandes desafios no desenvolvimento do Sistema Operacional é diminuir o tempo de inicialização do sistema. O Interpid deverá ter esse tempo mais eficiente que as versões anteriores do Ubuntu.
  • Outra boa novidade, é a possibilidade de ter abas para navegação no desktop, assim como estamos acostumados no firefox.
  • Será possível conter o Ubuntu no pendrive de forma mais fácil e confortável, ou seja, um LiveUSB.
  • Resultados dinâmicos na pesquisa do Synaptics, ou seja, ao digitar o que se deseja a pesquisa vai se refinando de acordo com o que é digitado ao invés de só procurar após clicar no botão.
  • Um limpador para por ordem nos upgrades que fazemos no sistema, nos pacotes de sobra e núcleos velhos.
  • Novos drivers para impressoras.
  • Melhor suporte a dispositivos flash.
  • Melhor gerenciamento de energia.
  • Melhor estrutura no menu.

Creio que possa ter ainda mais novidades. Se algum leitor souber de alguma que não está presente no texto por favor poste no comentário.
E você? Ainda não experimentou utilizar o Ubuntu no seu computador pessoal? Não sabe o que está perdendo. Largue já o seu Windows pirata de mão e entre para o mundo Linux, você tem muito mais o que aprender.
O Universo do Software Livre é realmente fantástico!!

Um comentário:

Carlos José Pereira disse...

E pra quem tem medo de (re)particionar seu disco rígido, o Ubuntu traz o WUBI (windows ubuntu installer). Testei na 7.10 (fraquinho) e na 8.04 (show de bola!). Basta ter uns 5 a 6 giga livre no HD (no windows mesmo!), inserir o CD do Ubuntu, e seguir uma instalação pra lá de fácinha...
No final, após o reboot, você vai ser apresentado com um menu de boot do próprio sistema windows, podendo escolher o rWindows ou o Ubuntu.
Não é virtualização!! O Ubuntu roda mesmo no sistema, apenas o HD é simulado em um arquivo gravado na partição NTFS do rWindows.
Meu ubuntu, até terminar a tese (novembro) continua no 7.10... RISOS!!
Abraços!
Carlão
PS: mais uma cosinha que me surpreende... cada novo ubuntu é mais rápido que o anterior!! Igualzinho no mundo rwindows, não??? MAIS RISOS