segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Ubuntu Server

A distribuição GNU/Linux Ubuntu chegou ao mundo do software livre não só para ficar, mas para mudar o conceito de muitos usuários sobre a dificuldade de utilização das distribuições Linux.
A versão para Desktop está a cada dia ganhando mais e mais espaço entre os utilizadores, tanto pela sua usabilidade quanto pelo suporte oferecido pela comunidade.
A Canonical, organização responsável pelo projeto, aparece forte também na área de servidores e, agora além das distribuições tradicionais como Slackware, Debian, RedHat, OpenSuse temos o Ubuntu Server.
A quantidade de opções quando se fala em servidor de qualidade a um custo baixíssimo, proporcionada pelo mundo do software livre é realmente impressionante.
Mas, vamos falar sobre o que interessa neste post: o Ubuntu Server.
Eu gostaria de agradecer publicamente a Canonical e a toda comunidade colaboradora desse projeto por estar revolucionando os conceitos de software livre no mundo.
O Ubuntu Server proporciona a simplicidade, facilidade, produtividade e segurança para o administrador de redes. Todas as atualizações e correções de falhas relativas à segurança podem ser baixadas gratuitamente através do sistema de administração de pacotes da própria distribuição.
A última versão lançada em Abril de 2008 "Ubuntu Server 8.04 LTS(Long Temp Support)" oferece suporte e atualizações por 5 anos.
E a prova da qualidade que essa distribuição pode oferecer é que a Dell, segunda maior empresa de fabricação de computadores do mundo, passou a partir de 2008 certificar o Ubuntu Server na sua linha de servidores.
O Ubuntu Server pode rodar em computadores com até 128MB de RAM, e a sua instalação é feita de forma bem ágil e simplificada. Também é possível instalá-lo através de boot remoto PXE/TFTP/HTTP ou um modo de instalação não supervisionada. Existe ainda, como recurso adicional, uma imagem alternativa da instalação, que instala um servidor de terminais LTSP 5.
Para configuração de firewall e a produção de imagens personalizadas, ele oferece ferramentas especiais, criadas pela equipe de desenvolvimento da própria distribuição como ufw, sandbox dentre outros.
Eu comecei a utilizar para configurar uns servidores na minha casa e fazer alguns testes. Até agora está muito bem aprovado.

Link para download

Nenhum comentário: