segunda-feira, 2 de março de 2009

Conceito de Congresso, Workshop, Fórum, dentre outros

Em muitos casos encontramos eventos que começam por Congresso de... Workshop de... Fórum de... Simpósio de... sendo que muitas vezes o termo referenciado não é condizente com o evento em questão. A dificuldade existe também na hora de nomear um evento: nunca sabemos se esse evento se adequa mais como um congresso, um simpósio, um fórum, dentre outros.
Então resolví pesquisar e conceituar algumas dessas palavras:

Congresso: Caracteriza-se pela reunião formal e periódica de pessoas, petencentes a grupos de estudantes e profissionais com o mesmo interesse. Geralmente é promovido por entidades associativas, objetivando estudar, debater e chegar a conclusões sobre um tema geral. Pode conter Palestras, Cursos, Painéis, Mesas redondas, Debates, Exposição e Feiras.

Workshop: Trata-se basicamente de uma palestra dividida em duas partes: na primeira há uma apresentação teórica do tema e na segunda há uma parte prática, na qual os participantes interagem a partir das informações recebidas. Esse termo vem sendo utilizado para eventos do tipo congresso, porém com um escopo menor (quem sou eu pra dizer que o termo é utilizado de forma inadequada?)

Fórum: Caracteriza-se pela troca de informações e debate de idéias, com a presença de grandes audiências. Seu objetivo é motivar e sensibilizar a platéia a participar das discussões.

Simpósio: É um derivado da mesa redonda, possuindo como característica o fato de ser de alto nível, com a participação de aspectos diferentes de determinados assuntos - e sempre com a presença de um coordenador. A diferença fundamental entre o simpósio e a mesa-redonda é que no primeiro os expositores não debatem entre si os temas apresentados. As perguntas, respostas e o próprio debate são efetuados diretamente aos participantes da platéia. O tema geralmente é científico. Seu objetivo principal é realizar um intercâmbio de informações.

Seminário: É definido por alguns autores como uma técnica que inclui pesquisa, discussão e debate. Tem por finalidade aprofundar o estudo a respeito de determinado assunto, desenvolver a capacidade de pesquisa e análise sistemática de fatos através de raciocícios e reflexões.


Muitos desse termos são utilizados como sinônimos e não estou aqui para julgar a corretude de utilização destes na nomenclatura de eventos, mas sim para tentar explicar o significado de cada um para que você possa analisar e nomear o seu evento mais de acordo com esses conceitos.

Se tiverem conceitos mais explicativos, correções ou dicas fiquem à vontade para postar comentários sobre o assunto.


FONTE: 1; 2; e Wikipédia

EXTRA: Devido a quantidade de acessos a este post pesquisei no oráculo google e encontrei no site do tj do Paraná um anexo que explica estes e outros conceitos. Então para ter acesso a este arquivo clique aqui ou aqui

8 comentários:

Anônimo disse...

e conferência?

Elton Dhiego disse...

Acredito que a conferência é um evento que visa avaliar o desenvolvimento do tema em questão, em âmbito local, regional, nacional, visando o presente e propondo melhorias através de projetos, painéis, dentre outros para o futuro.

Unknown disse...

Obrigada pelas informações!!!!!!!!

Prof Fábio Bialoglwka disse...

Colega, gostei muito da tua explicação, percebo que está bem de acordo com as definições. Valeu a ideia. Quero acrescentar que conferência é uma reunião onde pessoas de lugares diferentes (geralmente países) apresentam a situação sobre algum tema a fim de chegarem a um panorama geral e consensual para todos.
Também se vê, atualmente, algumas conferências entre instituições de ensino sobre cursos, tendo a finalidade de construir um currículo comum nas faculdades brasileiras.

Anônimo disse...

Quando utilizar os termos oficina e encontro?

Elton Dhiego disse...

A oficina está relacionada com o desenvolvimento de práticas e/ou mini-cursos com caráter de socialização, permitindo a interação e reflexão dos trabalhos realizados entre os diversos participantes da mesma.
O encontro pode ser definido com um evento onde os participantes discutem sobre determinado assunto e/ou paradigmas.

Encontrei um arquivo interessante sobre esses conceitos no site do tj do Paraná e resolví inserí-lo no post. Ele explica todos os conceitos debatidos neste post.

Claudia Mendes disse...

EXCELENTE!!!

Anônimo disse...

Gostei bastante...parabéns...obrigada pelas informações...