quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Dual Core AMD x Intel (Parte 2)

Visto que a quantidade de acessos sobre o post "Computadores Dual Core e Core 2 Duo: Qual a diferença?" é excelente, resolví postar mais uma vez sobre o tema, claro que, com outra discussão.

Qual a diferença entra a tecnologia de núcleo duplo da Intel e AMD?

Lendo alguns artigos coletei algumas diferenças, entre elas:
  • A quantidade de cache L1. A quantidade de cache que percebemos nos anúncios de venda de computadores e laptops é sempre referente ao cache L2. O cache L1 é uma memória ainda mais rápida que o L2, consequentemente mais cara e vem num tamanho bem inferior. Os Dual Cores da AMD possuem cache L1 maior, 64 KB de instruções e 64 KB de dados, que os Dual Cores da Intel, 32 KB de cache de memória L1 de instruções e 32 KB de cache L1 de dados.

  • A memória cache L2 nos modelos mais novos da Intel é compartilhada entre os cores, o que não acontece na AMD. Ou seja, se o Core 2 Duo possue 4MB de Cache, esse valor é compartilhado entre os 2 core e consequentemente se um core estiver utilizando apenas 1MB o outro poderá utilizar 3MB. Isso não acontece nos processadores da AMD, pois eles possuem Cache L2 independente, ou seja, cada núcleo tem a sua memória dedicada. Percebe-se também que os modelos da Intel sempre possuem mais memória L2 que os modelos da AMD.

  • Os mais novos processadores da AMD possuem controlador de memória dentro do próprio processador e não do chipset como acontece em outros processadores. Assim, a comunicação entre o processador e os módulos de memória é feita através de um barramento dedicado, enquanto que a comunicação entre o processador e o chipset é feita através de um barramento independente, chamado HyperTransport. Logo, o caminho de dados entre o processador e o controlador de memória utiliza o clock interno do processador em vez do clock externo, como acontece com os processadores da Intel.

  • O multiprocessamento e a comunicação entre os núcleos é feita pela chamada Ponte Norte. Nos processadores da AMD a ponte norte está embutida no próprio processador, assim a troca de informações pode ser feita diretamente. Nos processadores da Intel, se um núcleo precisa enviar algo para o outro ele deve pedir a Ponte Norte que está fora do processador e consequentemente é feita a uma velocidade menor.
Essas são apenas algumas diferenças notadas na leitura de alguns artigos.
Em testes realizados entre processadores de ambas marcas é percebível que A intel vence na maioria dos aplicativos testados, mesmo que por uma pequena diferença na maioria das vezes. Essa vitória muitas vezes é ocasionada pelo tamanho da memória Cache L2, talvez por causa da quantidade e tamanho dos dados que precisam estar na memória por causa do aplicativo que está em teste.
A verdade é que a comparação de desempenho entre processadores concorrente da intel e amd é uma tarefa extremamente complexa, pois depende de cada hardware, software e configurações utilizadas, sendo que um pode ganhar do outro por uma simples modificação qualquer nesses 3 quisitos.

Até a próxima!!

Fonte: Artigos do www.clubedohardware.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa postagem.
Muitos confudem sobre as diferenças entre Core 2 Duo e Dual Core (pensam até que são iguais)...Interessante, também, resaltar as dicotomias entre seus concorrentes - AMD e Intel.
Abraço