segunda-feira, 26 de maio de 2008

Quanto um evento de software livre pode influenciar uma região?


A pouco mais de um ano, eu e uns colegas da universidade resolvemos organizar um evento com o objetivo de incentivar o uso de softwares livres entre a comunidade. Foi o I Workshop de Software Livre de Vitória da Conquista.
Foi um evento super trabalhoso, mas com o esforço de todos da organização conseguimos realizar um evento com uma boa participação da comunidade: de diversas cidades, diversos cursos e instituições, de alunos e professores, estudantes e profissionais. Houve uma boa exposição da mídia e qualidade nas palestras e cursos disponibilizados no evento.
O evento teve duração de 3 dias e foi realizado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Os recursos financeiros eram quase que inexistentes, mas a vontade de todos conseguiu superar os problemas e realizar um ótimo evento para a cidade de Vitória da Conquista.
O evento não teve prejuízo, nem tampouco lucro. Mas com o pouco que ainda conseguimos arrecadar compramos alguns livros que tratam de software livre e serão doados para a UESB.
Resultado:
Recebemos os parabéns de muitos participantes pelo sucesso do evento. Muitos perguntaram e ainda perguntam se não haverá outro.
O laboratório de Ciência da Computação da UESB não contém mais softwares piratas e por enquanto, que ainda não conseguiram licenças de software proprietários, o laboratório está funcionando com Linux em todas as máquinas. Claro que existe ainda toda uma discussão com os professores sobre esse caso, mas isso é um problema a parte.
Ainda hoje consigo perceber as conseqüências causadas pelo nosso evento: Está em andamento o projeto do Pólo de Informática do Sertão e o software livre está nos pensamentos dos organizadores desse projeto; Monografias de alunos das universidades da região possuem a filosofia do software livre nos temas e trabalhos estão sendo desenvolvidos.
Mesmo pessoas leigas no campo da computação já tem uma idéia do que é o software livre.

Infelizmente o mesmo grupo não tem mais disponibilidade para a organização de outro evento, por motivos de trabalho, estudo, entre outros.
Mas torcemos para que possar nascer um novo grupo com pensamentos e idéias ainda melhores que as nossas e possam realizar eventos desse nível.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sinto-me honrado em ter sido um dos organizadores do evento e ainda ter ministrado um mini-curso no evento!!!
Valeu galera foi ótimo mesmo nosso Workshop!!!

Elton Dhiego disse...

Grande Adriano! Fã incontestável do blog, um cara casado com uma cozinha colorida ajudou muito para o sucesso do nosso evento!!

Carlos José Pereira disse...

Não só quero repetir o parabéns a todos que organizaram o evento, em especial pela acolhida maravilhosa que tive, nesta que foi a minha primeira visita a Vitoria da Conquista, mas também quero deixar de público o que sempre pergunto pro Elton pessoalmente:
- QUANDO É O PRÓXIMO ???

Abraços!
Carlão